18 de jan. de 2012

Sucuri gigante chama a atenção de todos e causa polêmica sobre sua autenticidade

  • Biólogo divulga vídeo de expedição que flagrou sucuri na água em MS


O biólogo Daniel De Granville, que acompanhou fotógrafos chineses, checos e suíços em expedição em Bonito, em 2010, a 300 km de Campo Grande, registrou em vídeo (logo abaixo da matéria tem o vídeo) uma das sucuris flagradas no passeio. Na última semana, fotos divulgadas nas redes sociais destes animais causaram discussão sobre autenticidade.

A cobra filmada embaixo d'água não é a mesma da imagem divulgada pela internet, mas ainda assim, segundo Granville, impressiona pelo tamanho. “Durante uma semana inteira de procura conseguimos localizar cerca de oito cobras de grande porte. Essa do vídeo tem de seis a sete metros”, diz.

De acordo com o biólogo, o inverno é a melhor época do ano para fazer expedições em busca de sucuris, pois nesse período, que vai de junho a setembro, aumentam as chances de encontrar esse tipo de cobra. “O dia ideal é uma manhã ensolarada após uma madrugada fria. Assim que amanhece, ela [a cobra] sobe para o barranco para ficar no sol”, afirma De Granville.

  • Cuidados

Viagens a Bonito com o objetivo de filmar e fotografar cobras e outras espécies de animais não são abertas ao públicos e são restritas a pesquisadores e equipes de filmagem. “Temos uma série de especificações e normas para podermos garantir a segurança da própria equipe, dos animais e a conservação do meio ambiente. A nossa grande preocupação é manter este patrimônio para sempre”, afirma o biólogo.

Os locais onde essas imagens são feitas ficam longe dos atrativos turísticos da cidade. De Granville explica que a sucuri é um animal tímido e tende a se afastar de locais onde há presença humana constante. “A possibilidade de encontrar um animal deste porte nos passeios visitados pelos turistas que vêm à região é muito remota”, diz.


Ainda segundo o biólogo, o animal não demonstrou agressividade, e que em nenhum momento houve acidentes ou situações de perigo para a equipe. “É um bicho muito tolerante. Ficamos mais de 40 minutos fotografando, acompanhando”, disse. Caso um turista se depare com uma sucuri, De Granville lembra que o animal deve ser respeitado em seu habitat. “É fundamental que não se bloqueie sua rota de fuga ou tente irritá-la através da manipulação, cutucadas, barulho”, diz.






Fonte G1


. . .

4 comentários:

César Augusto de Souza disse...

mas não vi citação de qual o tamanho/peso do animal...

Bertolucci disse...

CÉSAR,

Leia direito, no segundo parágrafo tem escrito:

“Durante uma semana inteira de procura conseguimos localizar cerca de oito cobras de grande porte. Essa do vídeo tem de seis a sete metros”, diz.

Agora, peso e tamanho exato fica impossível, pois a cobra não foi capturada e sim FOTOGRAFADA. O fotógrafo, então, deduziu que ela tinha de seis a sete metros.

EDITOR DA MIB

Marcos Ferreira disse...

Acho muito bonito esse tipo de animal.. realmente facinante.

Anônimo disse...

eu morei muito na beira rio da minha sidade e vi muitas dessas ai,
hoje estão estintas.Fazenda quichaba, Belem do são francisco-pe

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails