9 de ago. de 2012

O curioso planeta Marte


  • Marte, o misterioso vizinho que sempre atiçou a curiosidade humana


Conhecido como o Planeta Vermelho, Marte sempre despertou grande curiosidade e interesse, em parte por ser um dos planetas mais próximos da Terra com possibilidade de ter tido vida em algum momento de sua história.

Uma nova missão da Nasa realizou um pouso bem sucedido do 'Curiosity' (na tradução do inglês, curiosidade), um jipe-robô de quase uma tonelada.

Equipado com uma câmera que consegue identificar composições de rochas e geradores de plutônio que fornecerão energia ao veículo, ele deve explorar a superfície marciana por pelo menos dez anos. 

A principal missão é descobrir vestígios de vida no planeta vizinho.

O nome Marte deriva do Deus romano da guerra. O planeta tem uma coloração avermelhada por causa de uma alta concentração de óxido de ferro.

  • Vamos as fotos:

Na foto, uma simulação de como foi o pouso do 'Curiosity' em Marte. Uma espaçonave amorteceu a decida do jipe-robô ao solo marciano. (Foto: NASA/JPL-Caltech) 



As primeiras imagens enviadas pela "Curiosity" foram assim, em preto e branco. Na foto grande-angular, é possível ver a sombra do próprio jipe-robô, que tem como missão principal descobrir vestígios de vida no planeta vizinho.(Foto: NASA/JPL-Caltech)


Marte sempre despertou grande interesse. A primeira missão bem sucedida foi a 'Mariner 4', que sobrevoou o planeta em 1965. Nesta segunda-feira, 6 de agosto de 2012, a Nasa conseguiu pousar um jipe-robô na superfície marciana. Na foto, dunas de areia clara com areia escura criam um desenho que mais parece uma tatuagem.(Foto: NASA/JPL/University of Arizona)




A foto mostra camadas de diferentes tonalidades. No entanto, se você estivesse em Marte, talvez enxergasse outras cores nesta paisagem. O satélite que capturou a imagem só consegue tirar fotos em azul, verde, vermelho ou infravermelho. (Foto: NASA/JPL/University of Arizona)



A imagem mostra nuvens de poeira causadas por uma avalanche. O gelo de dióxido de carbono caiu de um precipício de 2 mil metros de altura e, provavelmente, foi derretido pela incidência de raios solares no fim do inverno e início da primavera em Marte. (Foto: NASA/JPL/University of Arizona)



No polo sul do planeta vermelho, a paisagem é branca. Com temperaturas extremamente baixas, as extremidades do planeta são cobertas de gelo. (Foto: NASA/JPL/University of Arizona)



A imagem aérea se assemelha a veias e artérias. Os cientistas acreditam que a paisagem pode ter sido criada por água em estado líquido há milhões de anos atrás, quando o planeta era mais quente e úmido. (Foto: NASA/JPL/University of Arizona)



A cratera de Victoria foi explorada por uma outra missão da Nasa. A 'Opportunity' passou cerca de dois anos, entre 2006 e 2008, coletando informações nesta região. (Foto: NASA/JPL/University of Arizona)




As nuvens são de uma tempestade de areia acontecendo em Marte. Os cientistas estudaram este tipo de fenômeno para determinar o melhor local e a forma ideal de pouso da missão 'Curiosity'. (Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS)



A foto mostra, delineado com um círculo preto, o local de pouso do jipe-robô 'Curiosity' nas proximidades da cratera de Gale. (Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS)



. . .

Um comentário:

Anônimo disse...

Aqui na terra, o pau está prestes a quebrar, então a missão a marte vem bem a calhar, para os afortunados, e uma pequena parcela seleta, serão os que vão meter o pé daqui! A atmosféra do planêta vermelho, ainda não é respirável, mas este problema pode ser resolvido detonando uma bomba H na calota polar, vaporizando bilhões de litros de agua, que o resto o planeta faz naturalmente! quem viver, verá...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails