8 de out. de 2013

A incrível Caverna dos Pirilampos de Waitomo

  • Uma obra prima da natureza

O resultado deve ser estonteante, taí um lugar que gostaria de ver de perto. Entenda como acontece esse efeito:

Pirilampo, é um tipo de vaga-lume, milhares deles preenchem esta incrível caverna localizada na Nova Zelândia, que praticamente hipnotiza os visitantes com seus corpos radiantes.

As luzes brilhantes e os fios frisados dependurados são obra do Arachnocampa luminosa, uma espécie de pirilampo que pode ser encontrado somente na Nova Zelândia. Em seu estágio larval, que pode durar de 6 a 12 meses, esses insetos tecem seus ninhos na abóbada natural rochosa, enquanto liberam longos fios de seda com gotas de muco, que servem como armadilha para suas presas.


Estes insetos escolhem as cavernas e florestas bem fechadas por dois motivos, uma é porque o vento externo poderia facilmente danificar o emaranhado de suas tênues e frágeis armadilhas. Outra é que em um ambiente mais escuro conseguem atrair mais presas para suas armadilha através de seu brilho bioluminescente, assim como uma luz de varanda ou uma lanterna atrai insetos na floresta.

As cavernas ficam especialmente bonitas e brilhantes quando os vaga-lumes desprendem seu brilho mais intenso -como se fosse um mar de estrelas cintilantes- e isto coincide com o período em que estão mais famintos. Mas os visitantes não precisam temer por picadas e também não representam uma ameaça maior para os vaga-lumes que reagem à interferência humana, recuando para seus ninhos. Por isso, pese que as cavernas sejam abertas a visitação pública, todos os presentes são guiados e monitorados por pessoal qualificado.











. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails