19 de mai de 2014

Homem descobre tartaruga-aligátor gigante de 45kg em Oklahoma

  • Um par de pescadores encontrou num lago em Oklahoma, EUA, uma tartaruga-aligátor enorme com cerca de 45 quilos.

A descoberta de Dave Harrell e Audey Clark ficou documentada na página de Facebook do Oklahoma Department of Wildlife Conservation. «É a maior que já vimos», apontaram os autores da descoberta.

De acordo com Barry Downer, do Tulsa Zoo, o animal pesará entre 45 e 50 kg. O especialista apontou que o maior espécime que alguma vez viu pesava uns impressionantes 93 kg.

As tartarugas-aligator (Macrochelys temminckii) são conhecidas como «os dinossauros» dos mundo das tartarugas, devido à sua carapaça com picos, cauda de escamas grossas e focinho em forma de bico.

A tartaruga aligator (Macrochelys temminckii, por vezes chamada de Macroclemys temminckii) é uma espécie de tartaruga de água doce da família Chelydridae. É a única espécie do gênero Macrochelys. Esta espécie habita os rios, lagos e pântanos do sul dos Estados Unidos da América. O nome "tartaruga-aligátor" ou "tartaruga-crocodilo" é devido ao seu grande tamanho (é a maior tartaruga de água doce da América do Norte) e sua potente mordida que é usada para abocanhar presas.

Esta espécie foi o tema de um episódio do programa do Animal Planet Criaturas Esquisitas. Que por sinal, EU VI.
  • Hábitos e alimentação


Apesar de maior do que sua prima, a tartaruga mordedora, a tartaruga aligátor é menos agressiva. Sua carapaça com placas (que aumentam a semelhança com o aligátor) e frequentemente coberta de algas, ajuda a tartaruga a se camuflar. 

Mantendo-se imóvel no fundo de um lago ou pântano, ela espera pacientemente até que uma presa aproxime-se para então abocanhá-la com as poderosas mandíbulas. Este animal possui um apêndice curioso preso à língua que lembra uma minhoca ou outro verme. Isto serve como isca para peixes e outros animais. Imóvel com a boca aberta debaixo d'água, a tartaruga balança a pequena isca, atraindo a refeição direto para dentro da boca.

Sua dieta é onívora, consistindo-se basicamente de peixes, mas incluindo praticamente tudo que elas conseguirem pegar e engolir, tal como carcaças de animais mortos, invertebrados aquáticos, anfíbios, pequenos répteis e tartarugas menores. Costumam caçar mais ativamente à noite. Sua expectativa de vida costuma ser de 20-30 anos, mas já foram documentados indivíduos com até 70 anos ou mais.

O único predador que a espécie teme é o Ser Humano.

O animal foi devolvido à Natureza depois da foto.

DICA DO NOSSO LEITOR: VINÍCIUS LAGO


. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails