1 de jul. de 2013

Artista vietnamita esculpe incríveis estatuetas em raízes de bambu

  • A palavra que achei para descrever essas obras é: GENIAL!

Nos últimos sete anos, o artista vietnamita Huynh Phuong Do, de Hoi An, vem fazendo o seu nome no mundo artístico esculpindo belos e incríveis bustos de divindades budistas e figuras históricas utilizando um meio bem incomum: tocos de bambu com raízes. Só vendo para entender a genialidade destas obras.

Huynh Phuong Do entrou para o mundo da arte quase que por acidente. Ele faz esculturas em madeira desde que tinha 15 anos de idade, mas vivendo em Hoi An, famosamente conhecida como Vila do Bambu do Vietnã, era bem difícil para ele se destacar entre dezenas de outros talentosos artesãos e escultores.

Mas um dia, há sete anos, as inundações no Rio Thu Bon trouxeram tocos de bambu para a margem do rio em frente de sua casa. Os detritos acenderam a luzinha da criatividade em sua mente, e levou alguns tocos para fazer esculturas. Mal sabia que esse era o começo de um negócio muito bem sucedido.


Hoje, Huynh Phuong Do tem o seu próprio showroom de esculturas e seus trabalhos podem ser encontrados em mais de 20 lojas de souvenires de Hoi An. Ele passa todos os seus dias contemplando raízes de bambu, pensando em maneiras de dar-lhes uma aparência humana realista, e se esforça para fazer entre 200 e 300 peças por mês para acompanhar a demanda dos turistas.

O problema é que o rio já não traz mais as raízes de bambu, então ele tem que ir procurá-las nas florestas próximas, muitas vezes usando tratores e escavadeiras para arrancá-los para fora da terra. Ele, então, lava cuidadosamente e seca os tocos ao sol antes de iniciar o processo de escultura.

O artista diz que ele tem pouca dificuldade em transformar tocos aparentemente inúteis em obras de arte únicas que cativam os moradores e turistas, graças aos anos que passou como aprendiz com os anciãos de Kim Bong, outra aldeia vietnamita famosa por suas esculturas de madeira. Além de figuras populares como Bodhidharma, Lohan, Guan Yu e Zhang Fei, o escultor de talento também é capaz de esculpir rostos dos clientes em suas raízes de bambu, uma habilidade que conquistou muitos clientes.

Cada uma das obras de Huynh Phuong Do é única, graças as formas intrincadas das raízes dos tocos de bambu com que trabalha. As raízes são, na verdade, o principal apelo de sua arte, já que são aproveitadas como parte importante da escultura, como barba, sobrancelha e cabelo.














. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails