18 de ago. de 2014

Senadores querem nova reforma ortográfica

  • Projeto propõe a extinção da letra "h" no início das palavras e a troca de todas as expressões com "ch" pelo "x"

Essas antas querem fazer o povo estudar menos para simplificar. Essa notícia me deixou indignado... Querem destruir nossa língua.

SENADOR CYRO MIRANDA disse que serão realizadas videoconferências com professores de países como Portugal e Angola para depois colocar o projeto em votação.
LEONARDO SUSSUARANA

A Comissão de Educação do Senado está desenvolvendo um projeto que pretende trazer mudanças nas atuais regras da língua portuguesa. Por meio de um grupo técnico de trabalho, os senadores vão propor novas regras para simplificar a ortografia e facilitar o ensino e a aprendizagem da escrita. 

De acordo com algumas propostas do projeto, haveria a exclusão do "h" inicial, passando palavras como homem e hoje, por exemplo, a serem escritas omem e oje. 

O "ch" seria outro fonema com dias contados, sendo substituído nas palavras pela letra X. Flecha passaria a ser escrito flexa. Pela lógica do estudo, o hífen também estaria com os dias contados. 

A vice-presidente da comissão, senadora Ana Amélia Lemos, declarou que o projeto se faz necessário, pois há muitas divergências em relação ao último acordo ortográfico. "Na época, sequer foi feita uma consulta aos professores para a mudança da ortografia", alegou. 


Sob a coordenação dos professores de Língua Portuguesa Ernani Pimentel e Pasquale Cipro Neto, o grupo técnico de trabalho tem buscado as sugestões de alterações gramaticais com profissionais da área no Brasil e nos demais países de língua portuguesa, por meio do site Simplificando a Ortografia. 

Segundo Pimentel, o objetivo é criar um sistema no qual se tenha o menor número de regras e de exceções, que seria mais econômico para a educação, pois ensinaria a língua portuguesa em menos tempo e de forma mais eficaz, sem necessidade de decorar. 

"Quase ninguém sabe a ortografia em nosso País. Encontrar quem saiba usar hífen, j, g, x, ch, s, z, é algo raro. Até professores precisam recorrer a dicionários para confirmar como se escreve uma palavra ou outra, de tão complexo que é o nosso sistema", disse Pimentel. 

  • VOTAÇÃO 

O presidente da Comissão de Educação, senador Cyro Miranda, disse que até maio do ano que vem serão realizadas videoconferências com professores especialistas da área de Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde para depois colocar o projeto em votação. "Cada país levará para aprovação do seu Legislativo. Caso aprovado, poderia entrar em vigor em 2016 ", explicou o senador.

  • PROFESSOR É CONTRA MUDANÇA 

"Não se deve nivelar por baixo" 
O professor de Língua Portuguesa Elson Ferreira é contra as mudanças sugeridas pelo projeto que simplifica a ortografia. Segundo ele, a última reforma ortográfica foi para facilitar a comunicação entre os países que falam português, e não tornar o idioma mais simples. "Essas mudanças são muito radicais. Não se deve nivelar por baixo, mas fazer as pessoas estudarem mais a língua", afirmou. 


  • OPINIÕES 

"O português, sem dúvida, é uma língua difícil. Mas, acho essa ideia muito absurda. Não dá para simplificar desta forma a língua portuguesa" Aurélia Pedroni, professora de Língua Portuguesa 

"O projeto é prático, facilitaria a comunicação escrita. Mas, tratando-se da linguística, seria grande perda para o português, romperia com a etimologia, a história da palavra " Hélio Sandro Patrocinio, professor de Redação

  • O QUE ELES QUEREM MUDAR - COMO É COMO FICARIA:


Homem Omem
Hotel Otel
Hoje O je
Humor Umor
Harpia Arpia
Harpa Arpa
Guerra Gerra
Guitarra Gitarra
Chá Xá
Flecha Flexa
Macho Maxo
Analisar Analizar
Blusa Bluza
Exemplo Ezemplo
Exuberante E zuberante
Êxito Êzito
Exigente Ezigente
Exame Ezame
Executar Ezecutar
Existir Ezistir
Amassar Amasar
Açúcar Asúcar
Moço Moso
Pescoço Pescoso
Auxílio Ausílio
Asa Aza
Brasília Brazília
Base Baze
Para lisar Para lizar
Avisar Avizar
Música Múzica
Meses Mezes
Deuses Deuzes
Pegajoso Pegajozo


Fonte: Site Simplificando a Ortografia (simplificandoaortografia.com)





. . .

7 comentários:

Voutrin Pirata disse...

eu concordo com a mudança sim

Anônimo disse...

Bando de desocupados.... Querem movimentar as gráficas para as quais fazem lobby além de degradar o português. É a "novilíngua" do livro 1984

Unknown disse...

Sera que este senadores do Brasil não tem mais coisas serias para fazerem,este ano vamos ter eleição,então esta na hora de renovarem o senado,e câmaras de deputados em tudo,porque estes politicos atuais estão a fim de acabarem de uma vez com o nosso Brasil,nossa arma é o voto,vamos mudar o Brasil para melhor,rua neles.

Anônimo disse...

reforma tributaria e politica e do codigo penal esses desocupados nao querem mudar

Vildo Lopes disse...

Sei que não as regras de nossa língua, mas esse projeto é para pessoas preguiçosas, simplificar aquilo que não consegue aprender, particularmente não aprovo.

Anônimo disse...

Pqp só falando um palavrão mesmo, as pessoas hoje em dia mal sabem escrever, a linguagem de internet já "matou" a escrita, parecem um bando de semi-analfabetos e agora isso? Querem emburrecer mais ainda o Brasil.

Anônimo disse...

Numa terra onde se registra nomes como Vaginalda se esperava o que? Problemas com a nova ortografia? quem mandou chamar Houaiss. Que simplificar o português? E só deixar de chupa rola dos EUA, e isso serve aos portugas também que gosta de uma rolinha inglesa.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails