20 de jan. de 2011

Porque os pássaros morreram nos EUA?

  • Cientistas apontam os motivos da morte em massa de pássaros nos Estados Unidos durante o Ano-Novo

Na véspera do Ano-Novo, a morte de milhares de pássaros no estado americano de Arkansas intrigou cientistas e a população local. Segundo especialistas, a causa das mortes não foi nenhuma praga ou problema de saúde dos animais, mas sim os fogos de artifício e o barulho que eles produziram.

A polícia ambiental do Arkansas começou a receber ligações informando a queda de pássaros a partir das 23h30 do dia 31 de dezembro. Estima-se que mais de 5 mil pássaros-preto-da-asa-vermelha (Agelaius phoeniceus), estorninhos-comum (Sturnus vulgaris), Quiscalus quiscula e Molothrus ater tenham morrido até a meia-noite.


Uma pesquisa da National Wildlife Health Center aponta que a morte dos animais foi causada por traumas físicos. Em entrevista à National Geographic News, a ornitologista do Arkansas Game and Fish Commission, Karen Rowe, afirmou que os animais colidiram com carros, árvores, prédios e outros objetos fixos. 

Rowe afirmou ainda que os fogos de artifício obrigaram os pássaros a voarem mais baixo que o normal, na altura das árvores, mas esses animais não tem uma boa visão noturna e nem costumam voar durante a madrugada, o que resultou nas várias batidas. Frequentemente, pássaros e aves colidem com estruturas altas, principalmente prédios acesos durante a noite. Esses animais costumam se guiar pelas estrelas, mas as luzes dos arranha-céus confundem sua visão, resultando em várias mortes diariamente.

Outros pontos dos Estados Unidos, como os estados da Luisiana e de Maryland, também registraram a morte de pássaros e peixes, mas os cientistas disseram que o frio e outras causas naturais foram os motivos destas mortes. No Brasil também houve alguns registros de mortes de pássaros durante as comemorações da entrada do ano. 


Fonte: National Geographic

. . . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails