22 de ago. de 2016

Chinesa de 78 anos usa técnicas antigas na criação de suas esculturas

Uma artista de 78 anos de idade chamada Deng Daohang usa ferramentas arcaicas para criar nova vida a partir de madeira bruta. 

Com um único machado, faca trinchante e régua, ela transforma a madeira em deliciosa imaginações de personagens fictícios, onde cada uma parece respirar com misticismo sutil. 

Com seu trabalho manual preciso, Daohang destaca o material na sua estrutura autêntica, deixando manchas visíveis de suas ásperas camadas exteriores como elementos da própria escultura, como se fosse um complemento. Só vendo para entender.

Em uma de suas criações, a casca escarpada é um longa barba perfeita dependurada no suave sorriso do rosto de um mestre chinês, em contraste com a cabeça calva. Em outra, ela forma uma espécie de chapéu para uma mulher elegante, com um sorriso travesso. Quando não está integrada com aspectos dos personagens, a casca da madeira forma um quadro externo para enfatizar a suavidade da escultura, que encontra uma tela macia e suave na substância orgânica.





O trabalho de Daohang apresenta uma técnica chinesa antiga que desapareceu lentamente na esteira de métodos de artesanato moderno. Apesar do declínio na popularidade dessa forma de arte, a artista mantém a sua confiança na tradição da cinzeladura de madeira, dizendo que:

- "Eu acredito que este ofício não vai morrer, porque ele também é um testamento da longevidade e a evolução do ofício".

Pese que tenha sido uma tradição predominantemente do sexo masculino no passado, Daohang desafia esta história com práticas específicas e com aprendizes do sexo feminino. Com suas habilidades e imaginação, ela usa as técnicas tradicionais com uma dedicada finesse e ganhou o título honorário de "mestre do ofício", na província de Hubei.










. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails