23 de jun. de 2011

Fóssil minúsculo pode pertencer a menor dinossauro do mundo

  • O fóssil encontrado no sul do Reino Unido
Um fóssil recém-descoberto pode pertencer ao menor dinossauro conhecido do mundo, um pássaro que viveu mais de 100 milhões de anos atrás e provavelmente não cresceu mais que 40 centímetros de comprimento.
O fóssil encontrado no sul do Reino Unido é de um osso do pescoço e tem meros 7,1 milímetros de comprimento, mas pertence a um dinossauro adulto que viveu no período Cretáceo, 145 a 100 milhões de anos atrás.

A vértebra carece de uma sutura neurocentral, uma linha semiaberta que não fecha até um dinossauro ser adulto, o que significa que ele não era mais jovem quando morreu.
Em detalhes, o osso pertence a um “maniraptoran”, um grupo de dinossauros terópodes que pode ter evoluído às aves modernas. Com apenas uma vértebra, é difícil para os pesquisadores dizer o que o pequeno dinossauro comia, ou quão comprido ele realmente era.


Mas, o osso é suficiente para colocar o animal na disputa por menor dinossauro do mundo, título atualmente dado ao Anchiornis, outro pássaro que viveu no que hoje é a China 160 a 155 milhões de anos atrás.
Descobrir o tamanho do dinossauro a partir de um osso é complicado, e os cientistas usaram duas técnicas para poder pelo menos estimar seu comprimento.

O primeiro método envolveu a construção de um modelo digital do pescoço do dinossauro e, em seguida, o encaixe do pescoço em uma silhueta de um “maniraptoran” genérico. Essa técnica é mais arte do que ciência.

Uma abordagem ligeiramente mais matemática foi utilizada para fazer proporções entre pescoço e corpo de outros dinossauros relacionados para calcular o comprimento do novo animal. Ambos os métodos levaram a uma “estimativa” de cerca de 33 a 50 centímetros.

O novo dinossauro não tem um nome oficial, mas vai se chamar Ashdown maniraptorian em homenagem ao local onde foi encontrado.



. . . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails