10 de set. de 2010

Kolmanskop

  • Kolmanskop, a cidade fantasma devorada pela areia

Na minha busca diária por notícia, me deparei com uma cidade que tem uma história muito interessante. Ela nasceu do nada, teve seu auge e do nada ela, simplesmente, deixou de ter moradores. Uma cidade fantasma no meio do deserto.
No ano de 1908, atraídos pela caçada ao diamante, os alemães fundaram uma mina na deserta região da Namíbia e fundaram a pequena cidade de Kolmanskop. A prosperidade da mina fez com que a cidade fosse crescendo em tamanho e seus habitantes construíram suntuosas mansões, uma casa de festas e até um hospital. Porém, depois da Grande Guerra, os diamantes começaram a ficar escassos e os alemães fizeram suas malas.
O aspecto da atual Kolmanskop é o de uma cidade fantasma devorada pela areia. O deserto foi aos poucos penetrando no interior das mansões através das portas e janelas, transformando os os suntuosos recintos em um refúgio de misteriosas dunas e semeando inesperadas praias nos salões.

O último habitante de Kolmanskop saiu da cidade em 1956 e hoje em dia, para conhecer a cidade fantasma o visitante precisa de uma licença especial concedida pelas autoridades da Namíbia. São poucos os privilegiados que têm a oportunidade de conhecer esta cidade tão fascinante e passear por seus salões enterrados na areia.
Não sei você, mas fiquei com a maior curiosidade de conhecer um lugar assim. Deve ser uma sensação assustadora passare um dia num local totalmente desabitado. Uma experiência única. Mais um lugar anotado para quando poder fazer uma visita.











CONFIRA DOIS VÍDEOS SOBRE ESSA CIDADE:





OUTRAS MATÉRIAS

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails