11 de set de 2010

Linhas de Nazca

2 - "Linhas de Nazca"

Nazca está localizada a 450 km ao sul de Lima no Peru. É uma pequena cidade de 30.000 habitantes. É conhecida no mundo pelas famosas linhas de Nazca, que forma uma série de desenhos gigantescos que são vistos somente de um pequeno avião que faz um vôo sobre as linhas.
Maria Reiche, uma famosa matemática alemã, falecida em 1998 com 95 anos de idade, residiu longo tempo em Nazca, tornando-se a pesquisadora que mais estudou tais linhas.
Atualmente não se sabe ao certo quem fez os gigantescos e famosos desenhos (alguns de até 200 metros). Os desenhos foram feitos simplesmente arredando as pedras para o lado expondo o solo mais branco da região.


Confira algumas fotos:


  Nazca


















Maria Reiche considerava que elas foram feitas pelas culturas Paracas e Nazca durante o período de 800aC e 600dC. Ela acreditava que tratava-se de um calendário com propósito agrícola.
Maria dedicou sua vida a isso, e segundo ela somam mais de trinta os geóglifos até hoje encontrados nas planícies de Nazca: Animais marinhos e terrestres, figuras geométricas e humanas. As imagens de maior tamanho são um pássaro de quase 300m, um lagarto de 180m, um pelicano de 135m, um cóndor de 135m, um macaco de 135m e uma aranha de 42 metros. A maioria destas imagens só podem ser percebidas em um sobrevoo na área para apreciá-las em seu conjunto.

Entre os desenhos dos animais que se percebem em Nazca surpreendem: uma baleia, um cachorro com patas e cauda longas, duas lhamas, diversas aves como uma garça, um pelicano, uma gaivota, um colibri e um papagaio. Na categoria dos répteis, um lagarto, que foi cortado na contrução da Panamericana, uma iguana e uma serpente. Outras imponentes figuras são a do macaco, a aranha e o caracol, entre outros.
As conjecturas sobre as linhas são milhares, muitas relacionadas a antropologia e história, outras margeando a ficção como a do controverso escritor Suiço Erich von Däniken, que no seu livro "Eram os Deuses Astronautas", afirma que estas linhas são sinais e pistas de aterrissagem para naves extra-terrestres. A única coisa que pode ser afirmada de verdade é que estas misteriosas linhas foram feitas muitos séculos antes do surgimento do Império Inca.

As polêmicas teorias de Von Däniken, deram origem a outras já que alguns estudiosos do tema crêem ver a figura de um homem voando, iniciando aqui o ciclo de elucubracões sobre os astronautas.  

Vídeos com mais fotos de Nazca:



Esse documentário está em espanhol, mas mesmo que você não saiba a língua, dá para entender.
Só colocarei os links, se você quiser saber mais é só acessar, pois se colocar todos aqui, vai ficar um post muito enorme.

Documentário Parte 1  Documentário Parte 2
Documentário Parte 3  Documentário Parte 4
Documentário Parte 5


Alguém explica isso?
Isso faz parte de nosso mundo estranho.


OUTROS ENIGMAS

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails